Criar uma Loja Virtual Grátis


        MOTO KLEBER    revendor  exclusivo dos   produtos HAOBAO em MT

 

 

 

 




MOTO KLEBER REVENDA HAOBAO MOTOS
DICAS DE SEGURANCA

O uso de equipamentos de proteção aliado a uma postura mais defensiva sobre a moto são fatores fundamentais para um trânsito mais seguro para quem circula sobre duas rodas. Pensando sempre na segurança dos grandes centros urbanos e também em estradas. Adquerir bons equipamentos de segurança e fazer cursos de pilotagem deve ser encarado como um investimento, e não como gasto. Assim, o motociclista estará protegido e informado sobre como agir em condições adversas.

Para isso, conhecer as técnicas de pilotagem, ter precisão nos movimentos, cautela e concentração são pré-requisitos para que o motociclista pilote com segurança e respeitando a legislação vigente. Confira as dicas deste mini “manual de sobrevivência”:motociclista, que MOTO KLEBER elaborou 10 dicas para o motociclista rodar com segurança

 

1)Capacete
 Use sempre capacete fechado, pois oferecem mais segurança  que os modelos abertos. Procure capacetes com o selo do Inmetro e com adesivos refletivos. As cores claras e chamativas também o ajudam a ser visto pelos outros motoristas.

2) Jaqueta

 Escolha modelos confeccionadas com tecidos resistentes como, por exemplo, cordura ou até mesmo o couro. Cores claras ou quentes (amarela, vermelha ou laranja) podem ajudar outros motociclistas e motoristas a enxergar você e sua moto de longe. Refletivos também são indispensáveis.

3) Luvas
 Equipamento fundamental. Além de proteger as mãos – já que, por instinto, o homem usa as mãos para tentar amortecer a queda ou se agarrar um algum lugar –, são os membros que mais sofrem ferimentos e escoriações em uma queda de moto. Use modelos de luvas que trazem reforços na palma da mão e nos dedos.

4) Calça
 No mínimo o motociclista deve vestir a boa e velha calça jeans. Falando nisso, já há no mercado calças jeans específicas para motociclistas, com costuras reforçadas, protetores nos joelhos e quadris. Mas os modelos mais indicados, no caso de uma viagem, ainda são os feitos em cordura ou em couro.

5) Botas
 O motociclista deve estar bem equipado da cabeça aos pés. A bota pode proteger os dedos, pés e tornozelos. Se você roda na cidade, uma boa pedida são modelos de cano médio. Na estrada, a melhor opção são botas de cano alto.

6) Moto em ordem
 Muita gente não sabe, mas manutenção preventiva está diretamente ligada à segurança. Sistemas de freios deficientes, pneus carecas, kit de transmissão desgastado ou caixa de direção com algum tipo de anomalia são problemas que estão relacionados com a dirigibilidade e equilíbrio da motocicleta. Por isso, mantenha sua moto sempre revisada, com os freios em perfeito funcionamento, relação lubrificada e regulada e, claro, com os pneus em ordem e calibrados. O sistema de iluminação (farol, piscas e lanterna) é fundamental para sua segurança, por isso fique atento a lâmpadas e fuzis queimados. São baratos e fáceis de substituir e podem salvar sua vida.

7) Álcool x pilotagem
 Álcool (etanol) só no tanque de sua moto flex. Esta combinação de álcool e pilotagem pode ser fatal, já que a moto não conta com carroçaria. De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 65% dos acidentes de trânsito estão relacionados com motoristas que dirigem sob os efeitos do álcool. A bebida retarda os reflexos ao guidão.

8) Pilotagem defensiva
 Não abuse da velocidade, já que por ser pequena, nem sempre é fácil para os motoristas perceberem uma motocicleta se aproximando. Assegure-se que o motorista ao seu lado ou a sua frente tenha visto você, para isso evite ficar nos pontos cegos, onde a visão dos retrovisores é prejudicada. Assuma uma postura defensiva: na disputa com carros e caminhões a moto sempre sai perdendo.

Outra dica é: se você não usa a moto como ferramenta de trabalho (motofrete), procure rodar em horários alternativos. Vá ao trabalho ou à faculdade bem cedo. Na volta para casa procure rodar antes das 18h00 ou depois das 20h00. Nestes horários há maior fluidez e, assim, o motociclista não precisa arriscar o pescoço circulando entre os carros (o famoso corredor).

9) Pilotagem na chuva

 Na chuva é essencial redobrar os cuidados. Todos os comandos e movimentos devem ser feitos com cautela – acelere progressivamente e não freie de forma brusca. Portanto evite se colocar em situações extremas, muito próximo do veículo a sua frente ou em velocidade muito superior aos outros carros e motos. Nestas condições, saiba que a visibilidade fica reduzida, portanto reduza a velocidade e seja visto! Sinalize sempre suas manobras com as luzes de direção (setas) e use o lampejador de farol alto para que os outros motoristas notem sua presença.


10) Garupa e bagagem
A primeira dica para levar garupa e bagagem é calibrar os pneus, afinal o peso será maior. O peso extra também vai influenciar no seu modo de pilotagem, será preciso frear antes e antever seus movimentos. Muitos “marinheiros de primeira viagem” sentem certa dificuldade para pilotar com garupa ou bagagem. Se você não se sente seguro, então não arrisque sua vida, muito menos a do passageiro. Além disso, não esqueça de verificar o limite de peso que sua moto pode transportar. Para isso, confira o manual do proprietário.